Varejo S.A. Podcast: desafios e soluções para uma jornada empreendedora eficaz

Conversamos com Guilherme Soares, vice-presidente executivo de Operações da Contabilizei

Empreender é muito mais do que só abrir um negócio. É ter coragem de arriscar, criar oportunidades onde poucos enxergam, e inovar continuamente. No episódio desta semana do Varejo S.A. Podcast, conversamos com Guilherme Soares, vice-presidente executivo de operações da Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do Brasil, para entender melhor como enfrentar os desafios da jornada empreendedora e encontrar soluções práticas para um caminho de sucesso.

Mas, o que é ser empreendedor hoje? O dicionário define empreendedorismo como a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, além de ter a iniciativa de implementar mudanças inovadoras. Na prática, isso significa assumir riscos, criar uma visão de futuro e, principalmente, estar preparado para os altos e baixos do mercado. Guilherme Soares destaca que a chave para uma jornada empreendedora eficaz passa por três pilares: conhecimento, planejamento e adaptação constante.

Soluções e adaptações

Para enfrentar esses desafios, Guilherme alerta a importância de estar atento às mudanças do mercado e ser flexível. Ele sugere que os empreendedores busquem sempre inovar em seus processos, invistam em tecnologia para melhorar a experiência do cliente, e utilizem diversos canais de comunicação para atender às necessidades dos consumidores.

Ele também ressalta que, no cenário atual, os consumidores estão cada vez mais impacientes e exigentes. “Antes, podíamos ser um pouco mais reativos e as perguntas eram feitas em um espaço maior. E hoje os clientes querem estar sempre muito bem-informados e desejam diversos canais para encontrar de forma mais rápida a informação”, destaca o executivo da Contabilizei.

Muitos empreendedores iniciantes acabam negligenciando essa parte, de se sentir na pele do cliente, e enfrentam problemas que poderiam ter sido evitados com um bom planejamento. “Inclusive, nós, como consumidores, queremos uma informação mais rápida, entrar no site e saber onde está o produto, se há logística disponível, e queremos ser comunicados constantemente”, comenta. E isso exige um nível de proatividade muito maior das empresas.

Para entender mais sobre os desafios e soluções para uma jornada empreendedora da sua empresa e como a Reforma Tributária pode impactar nela, escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido.

Fonte: Varejo S/A

1 visualização0 comentário