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Quatro dicas para crescer no digital

Fábio Rodrigues compartilha insights sobre a relevância de como e quais dados analisar para crescer no mundo do marketing digital



No cenário acirrado dos negócios digitais, a análise de dados surge como a peça-chave capaz de catapultar o lucro e garantir um crescimento consistente a longo prazo. Empreendedores e gestores, conscientes, estão cada vez mais atentos à necessidade premente de adotar estratégias baseadas em dados para não apenas sobreviver, mas prosperar e crescer no digital.


Neste contexto, o especialista Fábio Rodrigues traz uma perspectiva esclarecedora sobre a importância vital da análise de dados. “Saber analisar dados não é algo que deve ser um bicho de sete cabeças e muito menos terceirizado. As milhares de siglas e termos podem parecer assustadoras, mas com o direcionamento certo é possível fazer avaliações importantes para os negócios”, afirma.


Abaixo, Fábio destaca como métricas financeiras e estratégicas e KPIs operacionais atuam como alicerces fundamentais para embasar decisões fundamentadas, impulsionando o retorno sobre o investimento e consolidando um caminho em direção ao sucesso duradouro dos empreendedores digitais. Com isso, veja as dicas de como a análise de dados não é apenas uma ferramenta, mas sim a bússola que guia os líderes empresariais na jornada competitiva para crescer no digital.


Não são apenas siglas e nomes para te assustar

Fluxo de Caixa, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), Margens Operacionais e de Lucro, podem parecer ter sido feitas para afugentar qualquer empreendedor digital, mas calma, eles são dados essenciais, e podem dizer muito sobre o seu negócio.


Por exemplo, o CAC pode ser utilizado para entender o custo de trazer um novo cliente por meio de uma campanha de marketing digital. Ela por si já é uma análise legal, mas quando avançamos e, por exemplo, comparamos esse mesmo CAC ou outra variável chamada de LTV — dado que avalia todo o dinheiro gerado por um cliente ao longo do tempo em que está contigo — conseguimos ter a clareza se nossas ações para trazer um novo cliente estão se pagando, definindo caminhos de ajustes ou acelerando estratégias para crescer ainda mais.


Conhecendo o seu cliente

Os dados são os melhores amigos na hora de conhecer o seu cliente, ou seja, saber sobre padrões de compra, feedbacks, comportamento de consumo e sazonalidades, ajudam a identificar oportunidades e antecipar necessidades.

Como, por exemplo, sabendo que o padrão de consumo de seus clientes é adquirir determinado produto em determinada época do ano, é possível criar campanhas mais assertivas, com menor custo e maiores chances de conversão.


KPIs operacionais: aqui que você ganha o jogo

Como saber quais mudanças promover na operação pensando no crescimento e no lucro? São com esses KPIs que você encontrará caminhos para isso. Aqui você olhará para as métricas operacionais como taxa de conversão em clientes, volume e eficiência das vendas, seja por vendedor ou período, entre N outras.

Com esses dados em mãos é possível, por exemplo, entender se o custo do seu produto está demorando para se pagar, ou seja, retornar para o caixa, este pode ser um sinal de que é necessário trabalhar melhor sua precificação.


Qual fatia deste mercado é a sua?

Saber avaliar sua participação no mercado, perspectivas de crescimento, analisar a concorrência e, o mais importante, você está retendo seus bons clientes? Responder a esta pergunta vai te indicar se é necessário promover mudanças de rota, se preparar melhor para novas fases, dar passos mais largos ou menores, enfim, elaborar e atualizar suas estratégias de negócio para crescer no digital.

Para finalizar, Fábio reforça que mesmo nesse meio, onde tudo parece mais simples e prático, é necessário encarar os dados e se entender como uma empresa mesmo para o empreendedor que está sozinho e no início de sua jornada.


“A mortalidade dos negócios digitais é assustadora, acima dos níveis de outros negócios e startups. Esse é um processo natural de um novo mercado em franco crescimento, mas como outros mercados mais maduros nos sugere, somente a maturidade de gestão e estratégia que fazem bons negócios lucrarem e serem duradouros”


Fonte: Varejo S.A

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