O isolamento social foi uma das medidas preventivas adotadas para tentar conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), com isso o setor de eventos sofreu drasticamente. Diante dos adiamentos e cancelamentos de muitos eventos agendados para acontecer em 2020, os empresários do segmento tiveram que se reinventar. Para amenizar os impactos da crise, o mercado de eventos encontrou nas transmissões online uma alternativa importante para retomar as atividades no setor. Aliando tecnologia e muita criatividade, a cada dia surgem novos formatos de eventos digitais: lives, webinars, reuniões, congressos, celebrações religiosas, formaturas, casamentos, etc.
O evento online é uma mídia distribuída pela internet usando tecnologias como streaming, on demand e transmissão ao vivo. Seu conteúdo pode ser transmitido em tempo real ou a partir da liberação de acesso de um conteúdo já gravado e restrito. Há inúmeras formas de oferecer o acesso aos participantes (pago ou gratuito), assim como de desenvolver experiências interativas bastante impactantes e inovadoras, como enquetes e gamificação, por exemplo.
Da mesma forma que um evento presencial, um evento online também exige planejamento e organização para que a execução alcance o resultado esperado. Com o movimento do mercado, surgiram diversas alternativas para que realmente funcionem de maneira eficiente. Os formatos vão desde os mais simples, onde basta transmitir a imagem da câmera do celular da própria casa, até os mais complexos, que demandam maiores cuidados e uma produção mais rebuscada.
O novo cenário permitiu que os fornecedores de equipamentos audiovisuais se reinventassem, disponibilizando aos produtores toda uma estrutura de sonorização, gravação, transmissão, estúdio e equipe técnica, adotando sempre os protocolos de segurança. Para participantes e palestrantes, os sinais são transmitidos de suas casas, mas com equipes técnicas in loco, compostas de duas ou três pessoas no máximo, preparadas para realizar a filmagem, montar cenário e até fornecer uma rede de internet mais adequada para evitar problemas na transmissão.
Os eventos online têm sido uma boa opção, principalmente em relação ao custo, já que o aluguel de espaços e serviços são baixos ou, na maioria dos casos, inexistentes. Enquanto os salões limitam o número de convidados para o seu evento, as plataformas online permitem acesso praticamente ilimitado, com pessoas de locais distantes que em outras condições jamais poderiam participar da reunião. Além disso, os canais online permitem o uso de ferramentas e aplicativos que estimulam a interação e convidam os espectadores a participarem de maneira mais fácil e intuitiva. Utilizar a internet para potencializar o alcance de um evento é uma forma eficiente de otimizar os recursos e gerar resultados.
A responsável pela empresa ByTop Eventos, Simony Marinho, garante que o bom uso da tecnologia é capaz de garantir a viabilidade de eventos corporativos com segurança e conteúdo relevante neste momento complicado da pandemia. Segundo a especialista, “o mundo pós-pandemia trará inúmeros aprendizados e o maior deles, seguramente, será a responsabilidade e conexão individual com o compromisso coletivo. Um novo mindset que se ancora na exponencialidade e interdependência”.
Porém, apesar de toda iniciativa para manter as empresas em atuação, as expectativas para que o setor de eventos encontre a normalidade pós-pandemia é de longo prazo. Especialistas apontam que para minimizar os impactos nesse setor é necessária a atuação conjunta das entidades de apoio do setor de negócios e eventos. Trabalhando junto é possível elaborar projetos e políticas assertivas para desenvolvimento do setor e recuperação da economia.
Eventos Online
Os eventos online têm sido uma maneira de democratizar o acesso a conteúdos relevantes, o que garante uma boa audiência e, consequentemente, patrocinadores e parceiros para viabilizar tudo isso.
Confira alguns dos eventos do setor varejista que estão sendo organizados para ocorrerem de forma online, explorando todo o potencial da tecnologia e a segurança do distanciamento.
Expert XP 2020 (14 a 18 de julho): Um dos maiores eventos de investimento no mundo, contará com a presença de especialistas, políticos e celebridades como Tony Blair, Magic Johnson, Malala Yousafzai, Ray Dalio, Paulo Guedes, Nassim Taleb, Dan Ariely, Ricardo Amorim, Tiago Nigro, Amyr Klink, dentre outros.
NRF NXT (20 a 22 de julho): Evento focado em E-Commerce e Marketing Digital organizado pela National Retail Federation (NRF), promotora do evento Big Show que ocorre anualmente em Nova York no mês de janeiro. Disponibilizará de forma gratuita palestras com grandes especialistas de varejo e marketing digital.
Global Retail Show (13 a 19 de setembro): Organizado pela Gouvêa de Souza Eventos, trata-se de uma plataforma de discussão sobre tendências, insights, aprendizados e melhores práticas no mundo pós-Covid 19. Entre os palestrantes estão grandes nomes como Abílio Diniz, Rudoplh Giuliani, Claudia Abreu, Hector Nuñez, Ricardo Bonemy, Sérgio Saraiva, dentre outros.
CONAREC (07 e 08 de outubro): “Anormal e antinormal: o despertar de um consumidor em reconexão”, este é o tema deste evento que busca apresentar como será a nova relação entre empresas e clientes e contará com renomados palestrantes nacionais e internacionais como Nancy Giordano, Michael Barbera, dentre outros.
O varejo na era digital (20 a 24 de julho): Um evento online e totalmente gratuito realizado em parceria com as maiores referências do varejo do Brasil e do mundo. A ideia é desvendar o novo mercado e as estratégias utilizadas pelos grandes líderes do setor – independentemente do seu segmento. Entre os convidados, Oscar Pettezzoni (Visa), Vasco Pineda (Rappi) e Bruno Oliveira (Nestlé).
FONTE: FCDL MG
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