Empresas devem se adequar às novas exigências da NR-1 sobre fatores psicossociais no ambiente de trabalho
- Comunicação CDL Itaúna
- 3 de abr.
- 1 min de leitura

A ACE Itaúna e a CDL Itaúna prepararam uma cartilha especial para orientar os associados sobre as atualizações da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), aprovadas pela Portaria MTE nº 1.419, de 27 de agosto de 2024. A principal novidade é a inclusão obrigatória da avaliação dos fatores psicossociais dentro do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
Os fatores psicossociais são elementos que impactam a saúde mental e emocional dos trabalhadores, como carga de trabalho excessiva, jornadas exaustivas, estresse organizacional e assédio moral. Com a atualização da norma, as empresas precisam incluir a análise desses riscos no GRO, identificando possíveis ameaças à saúde mental dos colaboradores e implementando medidas preventivas.
A NR-1 reforça a importância da ergonomia, não apenas no aspecto físico, mas também na promoção de um ambiente organizacional mais saudável. Entre as novas exigências, destacam-se:
Identificação e avaliação dos fatores psicossociais no ambiente de trabalho
Implementação de ações preventivas contra sobrecarga e estresse
Capacitação de gestores para promover um clima organizacional positivo
Participação ativa dos trabalhadores na gestão de riscos
A partir de 26 de maio de 2025, a inclusão dos fatores psicossociais será obrigatória nos documentos legais da empresa. Para garantir a adequação, as organizações devem elaborar ou atualizar seu Laudo Ergonômico.
Para mais informações e orientações detalhadas, baixe a cartilha completa da ACE Itaúna e CDL Itaúna:
Comments