Espaço do Empreendedor

 

Espaço do Empreendedor

 

A Agência de Desenvolvimento de Itaúna, realiza várias atividades com o apoio das entidades que compõem o CDE e possui importantes parcerias, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo no município e região.

A Sala do Empreendedor foi criada com intuito de facilitar e desburocratizar serviços. Nela, os empreendedores recebem orientações para formalizar e gerir seus negócios.

Pesquisas recentes mostram que o Brasil é o país com maior quantidade de empreendedores. Porém, carece de um bom sistema de capacitação.

O Programa Capacitar organiza núcleos setoriais, valorizando o aspecto associativo. Demonstra sua importância ao reunir experiências individuais e canalizar soluções para todo um grupo de empresas de determinado setor.

Tem como objetivo estimular a participação do micro, pequeno e médio empresário no comércio internacional, mediante a transmissão de informações e atendimento personalizado sobre o funcionamento do intercâmbio comercial, oportunidades de negócios e mecanismos de apoio a exportação e importação.
Tem parcerias com empresas especializadas em serviços de assessoria estatística e pesquisas mercadológicas, onde viabiliza o desenvolvimento de projetos de acordo com a necessidade de cada empresa, possibilitando o crescimento das empresas e conseqüentemente do município.
Um plano de negócio é um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Processo de Constituição da Empresa – Consulta a Registros na JUCEMG, Receita Federal, Receita Estadual e Prefeitura Municipal e Elaboração do Contato Social.
Apoio no processo de registro, formalização e legalização de uma empresa, concentrando a maioria das etapas necessárias ao processo.
Assessora o empreendedor na escolha da melhor forma jurídica para a empresa, elabora o contrato social e cuida do preenchimento e da tramitação de toda a documentação para registro do contrato social, obtenção do alvará de localização e funcionamento, CNPJ, inscrições municipal e estadual, autorização para impressão de documentos fiscais junto à Prefeitura Municipal de Itaúna.
Conta com o apoio de contadores que auxiliam no processo de abertura da empresa e desenvolvem uma parceria no primeiro ano de constituição das empresas para o incentivo do micro e pequeno empresário.
Atua como agente facilitador, oferecendo todos os serviços da JUCEMG, reduzindo custos e agilizando processos. Incumbe à Junta Comercial do Estado de Minas Gerais a prática de atos de Registro do Comércio no Estado:
a) arquivamento dos atos (de inscrição, modificativos e extintivos) de:
• empresários;
• sociedades empresárias;
• cooperativas;
• consórcios
• grupos de sociedades

b) arquivamento das declarações de microempresas e empresas de pequeno porte (downlod de formulários de enquadramento);

c) arquivamento de atos de sociedades empresárias estrangeiras;

d) arquivamento de atos ou documentos por determinação legal e daqueles que possam interessar ao empresário ou ás sociedades empresárias;

e) processar a habilitação, nomeação, matrícula e seu cancelamento dos tradutores públicos e intérpretes comerciais, a matrícula e cancelamento de leiloeiros, trapicheiros e administradores de armazéns gerais;

f) expedição de carteira de exercício profissional.

Orientação sobre o processo de registro, efetuando pesquisa junto ao banco de dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).  Estando favorável, é efetuado o registro em parceria com a empresa Fernandes Associados S.A. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional, em seu ramo de atividade econômica.
Informações sobre linhas de financiamentos existentes para fins variados, taxas de juros, prazos e carências das instituições:

O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. Documento eletrônico seguro, permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

Oferecemos para nossos associados e comunidade, o serviço de Certificação Digital. Atendimento ágil e pontual.

O Espaço do Empreendedor tem como princípio básico a busca constante de parcerias técnicas e financeiras e o fortalecimento das já existentes, dando assim todo suporte possível às empresas.
Nesta busca, o Espaço do Empreendedor participa de seminários, congressos e cursos, estabelecendo uma rede de contatos e buscando o apoio técnico ou financeiro para projetos e ações das entidades.
Atendimento SEBRAE
A parceria com o SEBRAE oferece cursos, palestras, consultorias e informações de gestão. Durante o atendimento, o empreendedor é direcionado para estas atividades de acordo com sua demanda.
Orientação sobre formalização e gestão do MEI – Microempreendedor Individual
Atendimento JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) UNIDADE MINAS FÁCIL

Atua como agente facilitador, orientando aos usuários sobre registros empresariais e emissão de documentos.

Recolhimento de documentação para emissão de alvará de funcionamento das empresas formalizadas no município.

Desenvolvido em parceria com o SEBRAE, estimula empresários e potenciais empreendedores, por meio de atividades vivenciais e comportamentais, a conhecerem e aprimorarem suas características empreendedoras como estratégia para a condição dos seus negócios de forma competitiva, para criar, ampliar ou melhorar o desempenho dos seus negócios.

Cursos, Seminários e Consultorias Coletivas e Individuais

O Sebrae oferece uma série de cursos e treinamentos. A todo ano é lançada uma agenda anual de cursos a serem realizados.

O Centro das Costureiras surgiu para suprir a carência por profissionais qualificados para trabalhar no setor, desenvolvendo cursos a partir de diagnósticos das principais necessidades das empresas.

O projeto conta com o apoio de várias empresas do setor em Itaúna e tem parceria com o Banco do Brasil e com a Prefeitura Municipal de Itaúna, sendo gestor do projeto o CDE Itaúna – Centro de Desenvolvimento Econômico e Social de Itaúna.

O Curso é direcionado principalmente para aquelas pessoas que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

No decorrer do curso são realizadas avaliações que dão aos alunos a possibilidade de ser encaminhados para vagas de trabalho.

O Centro de Formação de Costureiras “Clara Maria de Jesus” oferece os cursos:
• Curso de Costura Básico
• Curso de Mecânica em Máquina de Costura Básica
• Curso de Modelagem Industrial Feminino
• Curso de Programação de Risco e Corte
• Curso de Cronometragem
• Curso de Gerenciamento, Controle e Planejamento de Produção
• Curso de Modelagem Industrial Masculina
• Curso de Mecânica de Máquina de Costura Avançado
• Curso de Modelagem Lingerie/ Moda Íntima

 

 

Espaço do Empreendedor


37 3249 1750flavia@cdlitauna.com.br | flavia@cdlitauna.com.brRua Capitão Vicente 129, Centro – Itaúna, MG 35680-056