7 dicas para se atualizar sobre gestão empresarial

• 14/fev/2018

1. Faça Benchmark em seu negócio

Como você pode fazer benchmark em seu negócio? É bem simples:

Basta criar uma política de comparação de seu desempenho com o de seus concorrentes. Faça isso em relação ao preço de seus produtos, aos serviços prestados ao cliente, enfim, à toda gama de atividades de sua empresa.

Isso irá ajudá-lo a identificar os pontos fortes e fracos, bem como as áreas onde você pode obter mais lucro.

Tenha em mente que um exercício de benchmark bem elaborado pode dar o suporte necessário às suas estratégias de gestão empresarial.

2. Faça o compartilhamento da gestão

Fazer o compartilhamento da gestão empresarial rende bons frutos, porque além de distribuir todo o esforço e a carga de gestão da sua empresa, um parceiro empresarial geralmente soma ao trazer habilidades complementares, ideias, e até clientes. E não apenas isso, o investimento em dinheiro também conta bastante e é um impulsionador de negócios.

É bem verdade que você terá de vender parte do seu negócio, mas por outro lado, ganhará tempo, suporte e maior potencial de crescimento.

É interessante destacar que a cada dia torna-se comum a prática de compartilhamento de gestão mediante venda de parte da empresa. Os negócios crescem e é preciso atualizar-se com as novas formas de gestão empresarial.

3. Faça contato com seus clientes

Seu público-alvo, ou seja, seus clientes, são exatamente as pessoas ideais para passar um feedback para sua empresa. Dessa forma, não hesite: tome os conselhos de seus clientes, visto que são estes quem decidem se compram ou não de você.

A ideia é descobrir ao certo o que eles recomendam para melhorar sua oferta e tornar sua empresa mais atraente. Ou seja, busque o feedback deles após terem comprado ou adquirido um serviço.

Existem várias formas para receber esse feedback de seus clientes: uma ligação, um e-mail, um formulário, ou até um campo no blog ou site da empresa destinado ao cliente para que ele exponha seus comentários.

4. Procure novas oportunidades em seu mercado

Não existe gestão empresarial parada no tempo. É preciso acompanhar a evolução e as mudanças no mercado. Com o tempo, novas oportunidades podem surgir, e cabe a você enquanto gestor da empresa, buscar descobri-las e traçar estratégias para aplicá-las na empresa.

Esse tempo pode já estar oportuno o suficiente para você adicionar outro ou inserir um novo produto ou serviço ao seu portfólio. Para identificar as novas oportunidades em seu mercado, procure responder às seguintes questões:

– Quais são as tendências que você pode explorar em seu mercado de atuação?
– De que forma, ou como, as necessidades e expectativas de seus clientes em potenciais mudam?

Você pode buscar a ajuda de seus colaboradores. Para isso, junte-os e faça um brainstorming. Com essa ação você conseguirá novas ideias e terá melhores condições para investigar quais delas são satisfatórias e de fato aplicáveis, baseadas nas novas oportunidades em seu mercado de atuação.

5. Faça rodízios entre os colaboradores

Contratar novos profissionais custa dinheiro: mexer com o setor de recursos humanos, ou mesmo contratar uma empresa especializada em recrutamento de pessoas vai tomar tempo e mexer no fluxo de caixa da sua empresa.

Por que desperdiçar tempo e dinheiro para trazer pessoal se uma boa nomeação será mais do que pagar por todos os gastos e desgastes de um processo de recrutamento?

Saiba que é uma jogada de mestre na gestão empresarial quando novas pessoas da própria equipe de trabalho são indicadas para novas funções, mesmo que não seja de forma permanente. Essas pessoas podem trazer entusiasmo e outras habilidades, além do que, por vezes, são os recursos que você precisa para impulsionar o crescimento da empresa.

6. Faça uso da tecnologia

Quando o assunto é se atualizar sobre gestão empresarial, uma das principais dicas é fazer uso da tecnologia. Essa atitude implica mudanças positivas em todos os processos da empresa.

A ideia é investir em soluções digitais e tecnológicas que permitam ganhos de produtividade e de maior agilidade nos processos empresariais. Isso se consegue principalmente utilizando de softwares de gestão empresarial.

No mercado já existem diversos programas para computadores cujas funções são gerir de forma inteligente e ágil a contabilidade, o setor de pessoal, de compras e vendas, enfim, toda a empresa.

É igualmente interessante manter uma página online de forma atualizada. Pode ser um site com todas as informações que os clientes buscam sobre a empresa, como também um blog com postagens a respeito da empresa, dos seus produtos e serviços e seus benefícios para o público-alvo.

Disponibilizar um sinal de wi-fi gratuito para os clientes é outro fator inovador, ou até mesmo um aplicativo para smartphones de modo que facilitem a vida deles de alguma forma.

7. Use a internet

Uma gestão empresarial atualizada é aquela que faz uso da internet para alavancar os negócios. Se sua empresa ainda não vende on-line, ou mesmo não utiliza a Internet para a promoção do negócio, então esse é o momento ideal para parar e pensa seriamente sobre isso.

Saiba que ao usar a internet lhe dará a oportunidade de abarcar um mercado muito maior e até manter-se mais próximo de seus clientes. Utilizar a web é sinônimo de dar um novo foco estratégico e transformador na maneira como você faz a gestão empresarial.

Fonte: http://prosperatecnologia.com.br