5 dicas para reduzir os custos de RH na sua empresa

• 27/jul/2018

Em momentos de crise econômica e alta competitividade, reduzir custos de RH é uma estratégia fundamental para que a empresa tenha bons resultados no mercado.

O setor de Recursos Humanos é responsável pelo maior ativo da empresa, que são as pessoas. Por isso, é essencial criar uma estratégia de forma consciente e que não prejudique os funcionários e a qualidade do produto/serviço da empresa.

No post de hoje, você vai conhecer 5 dicas para diminuir os custos da área. Confira!

1. Analise os custos de RH da empresa

Antes de tomar qualquer medida, é importante entender como está a situação atual da empresa.

Faça uma análise de todos os custos da área no ano, como salários, benefícios, férias, desligamentos, viagens e identifique o que pode ser reduzido.

A partir do resultado da análise é possível tomar decisões como optar por terceirizar uma área, diminuir o turnover, rever contratos de fornecedores etc.

2. Automatize processos

Todos os subsistemas de RH podem se beneficiar com a automação de processos.

Utilizar um software para o gerenciamento da folha de pagamento, cálculos rescisórios e outros processos do departamento pessoal tornam a área mais ágil e minimiza a possibilidade de erros e fraudes.

No setor de recrutamento e seleção também é possível gerenciar as etapas do processo de forma online, desde a triagem de currículos até o contato com os candidatos.

Com a automação há menos retrabalho e os profissionais ganham mais tempo para se dedicarem às questões estratégicas da área.

3. Invista em treinamentos

Mesmo na crise, não deixe os treinamentos de lado. Funcionários qualificados são mais produtivos e, consequentemente, contribuem mais para a empresa.

Para ser mais eficaz ao sugerir essas capacitações, faça uma pesquisa interna para identificar quais são as maiores necessidades de treinamento interno.

Se possível, convide alguns funcionários para facilitar e multiplicar os treinamentos para as equipes.

4. Defina metas de produtividade

Metas são indispensáveis para uma empresa.

Por meio delas, é possível aumentar a produtividade e garantir que todos trabalhem para cumprir as estratégias da organização.

Colaboradores que conhecem suas metas e como elas impactam no resultado da empresa são mais motivados, pois o trabalho passa a ter mais significado.

A Metodologia SMART orienta que uma meta deve ser:

específica (specific);
mensurável (mensurable);
alcançável (attainable);
relevante (relevant);
temporal (timely).

5. Crie campanhas de conscientização

Convide os colaboradores a darem ideias para diminuição de despesas e incentive a implementação dessas novas práticas.

Uma solução a curto prazo é utilizar canecas, reutilizar folhas como rascunho e implementar luzes automáticas, por exemplo.

São medidas simples que ajudam a diminuir as despesas e também contribuem para o meio ambiente.

Pode parecer contraditório indicar que sejam feitos investimentos em treinamentos e softwares para cortar custos da área de RH, mas os resultados a médio/longo prazo compensam.

Pensar constantemente em maneiras de reduzir os custos da área fazem muita diferença na produtividade dos funcionários, no ambiente de trabalho e nos lucros da empresa.

Fonte: blog.rhopen.com