5 dicas para otimizar a gestão empresarial

• 27/jul/2018

Mais do que administrar, gerenciar um negócio exige que o empresário tenha uma visão ampla não só do segmento de mercado no qual atua, mas do mercado como um todo. Dessa forma, é possível estar em sintonia com as melhores práticas e com as tendências que, muitas vezes, devem ser seguidas para ajudar no crescimento do seu empreendimento.

E para ajudar nessa hora, confira neste artigo os seguintes tópicos que apresentam as 5 dicas para otimizar a gestão empresarial:

Fazer planejamento e controle financeiro;
Controlar o estoque em tempo real;
Manter comunicação afinada com equipe de vendas;
Investir em campanhas de marketing assertivas;
Usar a tecnologia a seu favor.

1 – Fazer planejamento e controle financeiro

Entre as dicas para otimizar a gestão empresarial, a primeira é direcionada às finanças, uma vez que se elas não forem uma prioridade qualquer vento mais forte pode desestabilizar o seu negócio. Além disso, não é porque o país está passando por crises econômicas que se deve ter esse cuidado, as finanças em dia é uma necessidade essencial de qualquer negócio sempre.

Então, todos os anos é preciso fazer um planejamento financeiro da sua empresa, destinando uma verba para cada setor e tendo uma previsão geral dos próximos meses. E claro, sempre que necessário os ajustes devem ser feitos e, para saber quando é preciso realizar mudanças, nada melhor do que controlar mês a mês todas as movimentações financeiras.

2 – Controlar o estoque em tempo real

Mais uma dica para uma gestão de sucesso é ter um controle apurado do estoque da sua empresa. Afinal, se alguma mercadoria faltar em estoque pode comprometer a sua próxima venda, o que não é nada bom. E para ter esse controle é preciso registrar todas as entradas e saídas em tempo real.

Além disso, o programa controle de estoque possui muitas outras vantagens, como de entender o comportamento de compra dos seus clientes. Assim, é possível saber quais as mercadorias mais procuradas por eles e quais itens só estão pegando pó no estoque, o que pode indicar que não vale a pena investir nesse artigo.

3 – Manter comunicação afinada com equipe de vendas

Comunicação deve ser a palavra de ordem para todo o gerente/administrador/empresário. Mais do que tomar decisões assertivas, é preciso ter a capacidade de se comunicar de forma adequada com todos os membros da sua equipe e saber que nem sempre o que é lógico para uma pessoa é lógico para a outra.

Isso quer dizer que para otimizar a gestão é importante ter uma comunicação clara e objetiva e perceber sempre quando algo deve ser melhor comunicado. Você também deve ter uma postura amigável, para permitir que a equipe sempre fale a respeito de suas dúvidas e mesmo colabore com ideias, o que é uma forma de motivá-la à maior produtividade.

4 – Investir em campanhas de marketing assertivas

Com a casa em ordem chega a hora de saber como se comunicar com o seu público alvo e a forma mais eficiente de fazer isso é por meio das campanhas de marketing direcionadas. Para tanto, é necessário conhecer o seu público alvo e isso não quer dizer apenas a sua faixa etária, região que reside e sexo.

É preciso saber mais, a sua remuneração, preferências, estilo de vida, situação financeira, etc, etc, etc. Quanto mais informações melhores, assim, você consegue criar campanhas publicitárias que atraiam os consumidores em potencial do seu produto ou serviço. E em tempos de internet, para muitos negócios, o marketing digital é um ótimo investimento também.

5 – Usar a tecnologia a seu favor

Todas as dicas para otimizar a gestão empresarial podem ser colocadas em prática com mais facilidade quando a sua empresa conta com as ferramentas certas. Uma delas é o software ERP que serve como sistema de gestão empresarial para administrar o seu negócio com mais rapidez, sem perder qualidade e com redução de custos.

Com essa ferramenta tecnológica é possível controlar as finanças e o estoque com mais eficiência, obter relatórios com dados atualizados, atender clientes com mais agilidade e vender mais, seguindo todas as normas fiscais. O GestãoClick é um software ERP que possui essas funções e muitas outras.

Fonte: aonlead.com