5 dicas de ouro para sua comunicação empresarial!

• 27/jul/2018

Cada vez mais a comunicação empresarial vem se tornando uma preocupação das organizações. Muitas pessoas diferentes que precisam vestir uma mesma camisa e lutar por objetivos comuns, algo que pode gerar atritos entre equipes ou mesmo indivíduos. E o uso do computador faz com que as pessoas passem a lidar menos umas com as outras e mais com canais virtuais.

Exatamente por essa razão trazemos no post de hoje no blog 5 dicas essenciais que vão ajudá-lo a implementar ou melhorar seu plano de comunicação interna.

1. Centralizar a comunicação empresarial

Qualquer projeto, para funcionar, precisa ser organizado, planejado e posto em prática. Isso significa que uma equipe designada se torna responsável por alcançar os objetivos propostos. Com a comunicação empresarial não é diferente.

É preciso centralizar canais, processos, linguagem e tudo o que esteja ligado a ela, a fim de poder sempre garantir a qualidade dos processos e, inclusive, estar atento aos possíveis problemas, seja com formatos, canais, ou mesmo na troca entre colaboradores.

2. Pedir – e avaliar – feedbacks

Comunicação empresarial é um projeto como qualquer outro da sua empresa. Os colaboradores devem, portanto, ser tratados como clientes e têm todo o direito de dar o seu ponto de vista acerca do processo como um todo. Ao invés de ser refratário às críticas e posicionamentos, abrace o feedback e aproveite como combustível para melhorar no futuro.

3. Criar manual para os colaboradores

Se a comunicação é voltada para o público interno da empresa, ele precisa saber como utilizá-la. Do contrário, fica muito difícil fazer com que eles entendam e absorvam os processos como parte das rotinas diárias. Por isso, crie um manual bem simples e prático para distribuição interna. Aos poucos esse vai se tornar um material precioso para dar as boas-vindas aos novos funcionários.

4. Ser mais informal

Para poder falar com as pessoas, é muito mais produtivo ser claro, objetivo e fácil. Isso significa evitar, quando possível, termos técnicos e linguagem rebuscada. É preciso se aproximar do leitor para fazer com ele se sinta confortável para ler manuais, usar canais, wikis e tudo aquilo que compõe a sua comunicação empresarial.

Porém, isso não significa abrir mão da educação. Não devemos nunca deixar de lado palavras como “por favor”, “obrigado (a) ”. Elas fazem toda a diferença para o receptor de cada mensagem.

5. Monitorar os canais

O sucesso está em prestar atenção e monitorar canais, processos, mensagens. Por isso, mantenha sempre os olhos atentos para perceber o que está funcionando bem, o que pode ser melhorado e o que precisa ser repensado.

Lembre-se de que a comunicação empresarial está longe de ser um projeto estático. Lidar com seres humanos significa estar em constante processo de mudança, se adaptando às realidades e aos diferentes modos de pensar e ver a vida. A partir do momento em que aceitamos esse fato, fica muito mais fácil lidar com os obstáculos.

Fonte: agenciafirma.com